sexta-feira, janeiro 27, 2012


Criança longe do fogão

0
Momento de férias a criançada solta em casa fazendo bagunça... e os pais (principalmente as mães) tendo que controlar a prole para não derrubar casa a baixo, não é? (rsrs). Isso é tudo de bom dar trabalho mais é gostoso ver os filhos correndo pela casa com saúde... mas precisamos ficar com todos os alarmes em alerta, temos que pensar em cada detalhe verificar se as crianças estão longe de objetos perigosos,  olhar se os pequeninos não enfiaram alguma coisa na boca, dá uma olhada se o grandinho não está desmontando algum eletrônico... ufffaaa eh muita coisa!!!

MAS UMA COISA É...nada de criança na cozinha. (Vou já explicar)

Estava vendo que muitos programs matinais estavam mostrando o que fazer com as crianças na férias, a maioria deu dicas relacionadas as crianças fazerem comidinhas... é uma boa saída, mas nessas horas devemos escolher com cuidado quais receitas vamos colocar em prática.

Minha dica é sanduiches...
... são fáceis, dependendo dos ingredientes chegam até a ser muito saudáveis, também é legal fazer com as crianças brigadeiros, tortas geladas, vitaminadas e... uma infinidade de receitas (Pauta para um próximo post, quem sabe).

Mas nunca leve as crianças ao fogão, nem ponha baquinhos para elas tentarem chegar ao nível do fogão, pois quando estiverem sozinhas podem querer repetir a experiência e você sabe não é... pode ocorrer um acidente muito grave.

De acordo com o Inmetro, no Brasil, não existem estatísticas sobre acidentes domésticos, porém acredita-se que os índices sejam bem altos, especialmente envolvendo crianças e idosos. Um levantamento do Ministério da Saúde, revela que os acidentes domésticos são as principais causas de morte e pessoas com até 14 anos .


                  

Crianças que estão aprendendo a andar são demasiadamente curiosas e qualquer objeto já lhe chama atenção e suas mãozinhas vão afoitas atras do objeto... e o que chama atenção de um bebê dentro da cozinha???... sim  aquele cabo de panela reluzente amostra no fogão, não é? Então coloque um cercadinho na porta da cozinha ou impeça seu bebê de chegar até lá.


 Crianças maiores também deve-se manter o cuidado, sempre monitorando e o melhor sempre é explicar para criança porque ter cuidado de uma forma clara e calma, explicação com brigas e gritarias não leva a nada, certo!
Mostre a criança como proceder.

Dicas para não esquecer... e passar para seus filhos.
  • Quando estiver cozinhando algum alimento, deixe o cabo da panela virado para o centro do fogão.
  • Tire as crianças menores da cozinha enquanto você estiver fazendo o almoço/jantar. (Nada de ficar com o bebê do lado e, com outro braço trabalhando na cozinha hein).
  • Nunca deixe algo no fogo e vá fazer outras coisas, deixando para ver a panela depois, tendo crianças em casa. (Não adianta dizer que não faz isso, pois toda dona de casa e mãe de família já fez isso)
A prenveção é a melhor amiga nessas horas, para que não aconteça acidentes em nosso lar. E que o nosso lar continue sendo um doce lar.

Se gostou desta matéria cole o link e espalhe para seus amigos, via e-mail e redes sociais e se quiser contar alguma experiência ou comentar algo... aqui é o seu espaço.

O lema do dia você já sabe... CRIANÇA LONGE DO FOGÃO!

0 comentários:

Postar um comentário

Oi, obrigada pelos comentários!
Volte sempre!