terça-feira, junho 21, 2011


Prepare-se!

1
Como é interessante a transformação do corpo durante a gestação, não é?



Mas antes de haver a transformação física deve-se ter a preocupação de ter uma transformação psicológica, antes de planejar ter um bebê deve-se fazer uma pequena lista de verificação para ser ter certeza de que este é o momento oportuno de gerar um bebê. Se você terá a possibilidade de ficar alguns meses com o bebê para amamentá-lo, e antes de tudo preparar seu corpo para este momento de transformação cuidando da sua saúde e a do seu parceiro.


Você está pronta para ver seu corpo se modificar tão rapidamente? Muitas mulheres ficam assustadas ao se ver no espelho e se deparar com uma enorme barriga, então antes de ficar grávida faça um check up da sua saúde, e se você é uma pessoa sedentária é melhor começar a fazer alguma atividade física para fortalecer seus músculos para evitar dores musculares, pois a barriga geralmente pesa, alonnnngue-se para evitar dores na lombar, porque depois de o bebê nascer você terá muitas vezes que se abaixar para pegá-lo então é bom você já ir treinando.


As primeiras semanas o bebê estará passando por grandes transformações dentro do seu útero, então você deve se alimentar ricamente, com bastante verduras, frutas, proteínas, carboidratos, mas nada de se alimentar por 2, isso está errado!  Você deve se alimentar de 3 em 3 horas porém uma porção reduzida para que você não ganhe peso extra, o recomendado é ganhar entre 8 a 10 kilos, e mulheres com diabetes devem tomar o dobro de cuidado, para que o bebê não sofra alterações. Uma vida saudável é a regra básica para se ter uma gravidez e filhos saudaveis.


E não é só as mulheres que tem que se preparar para ter um bebê, os homens também tem que ter uma vida com hábitos saudaveis pois a mobilidade dos espermatózoides podem ser afetas por algumas tóxinas.


Ácido fólico antes da concepção e durante a gravidez é recomendado e pode ser encontrado nos feijões e ervilhas, frutas cítricas, espinafre e brócolis. Ácido fólico no início do desenvolvimento de um bebê ajuda a prevenir defeitos neurológicos, porém o excesso de ácido fólico podem representar riscos, então fale com seu médico sobre o quanto você precisa ingerir. Nada de automedicar-se viu!


Pare de fumar! Reduzir o consumo de álcool e cafeína, e parar de fumar é primordial para você e seu bebê. Mulheres que fumam durante a gravidez (ou estão expostas ao fumo passivo) são mais propensas a dar à luz bebês pequenos, com baixo peso ao nascer. Evite gorduras, coma mais grelhados deixe toda aquela gordura escorrer quando for grelhar e comer um prato totalmente vegetariano uma vez na semana já faz uma grande diferença, você estará fazendo um grande favor ao seu corpo. Coma peixes pois é rico em ômega-3 e ácidos graxos. Exemplos a cavala, anchovas, salmão, camarão, tilápia. Não recomendo comer produtos enlatados, é muito melhor esquecer que eles existem.


Beba água hidrate seu corpo, evite no entato os refrigerantes e energéticos eles estão carregados de adoçantes, sabores e cores artificiais. Evite ao máximo pegar em produtos químicos, aqueles cujos os rótulos está escrito "Perigo, veneno, cuidado e tóxico'' o que você ingerir ou sua pele absorver seu bebê também entrará em contato. Na internet tem várias receitas para limpar a casa usando o bicarbonato de sódio e vinagre, são ótimas e funcionam.


É muito bom se manter informada e aprender mais sobre seu corpo, é um ato de amor e responsabilidade com você e com o seu bebê. Gostou da matéria? Então comente, deixe sua dúvida vou gostar muito de ler seu comentário.


Até logo meninas!


Fonte: Artigo do Dr. Christopher Gavigan publicado no http://www.pregnancy.org/

1 comentários:

Luciana disse...

Tudo isso é muito importante, mas acho que o maior desafio durante a gestação é manter o peso dentro do ideal, é justamente nessa fase que enfiamos o pé na jaca e exageramos na alimentação. Depois do parto ficamos desesperadas para perder peso, então aconselho a pisar no freio e comer com sabedoria e moderação.

Postar um comentário

Oi, obrigada pelos comentários!
Volte sempre!