quinta-feira, junho 02, 2011


Vou esperar mais este mês!

4
Está é a frase que muitas mulheres dizem, quando suas expectativas de ficarem grávidas são frustradas, deixam sempre para o próximo mês para ir ao ginecologista, ver qual o motivo de não engravidar. Em falar em ginecologista, porque a meninas não são ensinadas a ir desde pequenas ao ginecologista?


Uma vez fui ao ginecologista com minha mãe para fazer meu 1º exame ginecológico, fiquei feliz por saber que minha mãe iria me mostrar como ser uma mulher responsável e também muito ansiosa para ver o que aconteceria no consultório, para o médico foi uma surpresa uma mãe trazer sua filha para seu exame ginecológico para sua orientação, não pelo fato de ser uma coisa inusitada para ele, mas sim pelo motivo de eu não estar doente, ele disse que muitas mães só levam suas filhas ao ginecologista quando estão apresentando alguma enfermidade, que a ida ao médico deveria ser ensinada a toda pequena mulher. Depois de me examinar, com exames próprios para minha idade, ele disse que eu estava bem que tudo estava se desenvolvendo corretamente, mais que iria passar  um exame mais detalhado, que era o de ultra sonografia, justamente lá me senti constrangida.
Um pouco do que aconteceu em diálogo;
Logo que cheguei a salinha de ultra sonografia, a técnica de ultra sonografia me olhou muito estranho e começou a fazer perguntinhas que eu sabia muito bem aonde elas queriam chegar.
Técnica: “oi, mas você é tão novinha o que veio fazer aqui?
Euzinha da Silva rsrs: “vim fazer ultra sonografia!”
Técnica: “e você sabe para que serve?
Euzinha da Silva rsrs: eu acho que ela pensou que eu iria dizer para ver bebê hehehe - respondi “para ver nossos órgãos internos”
Técnica: “porque você vai fazer este exame” (colocando o gel em minha barriga).
Euzinha da Silva rsrs: “pois minha menstruação está atrasada e eu quero saber o porque”
Técnica: “ você ainda é virgem ?”
Euzinha da Silva rsrs: (com 14 anos) “ totalmente”
Técnica: ”então porque você está preocupada?”
Euzinha da Silva rsrs: “porque estou virando uma mulher e devo me cuidar ué!
Técnica: (com cara de surpresa) “que coisa! Muito bem, vamos então ver o que tem aqui. (apontando para minha barriga)
Resultado final, estava tudo bem! Mas fiquei admirada, por uma mulher ficar tão surpresa porque uma garota de 14 anos, quer saber se está tudo bem, isso deveria ser uma coisa normal, não é?. 
Quando a menina está tornando-se mulher e começa o ciclo menstrual, ela tem alterações menstruais pois seu corpo está ainda adaptando-se as transformações.
Cheguei no ponto que queria chegar... pelo fato de muitas mães não explicarem a importância de exames de rotina para suas crianças é que, muitas mulheres não tem o costume anual de fazer um exame ginecológico, isso evitaria muitas vidas perdidas para o câncer, pois teria um pré-diagnóstico rápido e um tratamento adequado.
Aqui está uma lista de exames que toda mulher deveria fazer anualmente;

  • Exame pélvico; capaz de detectar células malignas, infecções vaginais e doenças sexualmente transmissíveis: o exame pélvico é realizado pelo médico, no consultório.
  • Teste de papanicolaou; exame do esfregaço uterino que é enviado para análise em laboratório.
  • Auto-exame da mama e mamografia; uma vez por mês, de preferência na hora do banho e após o período da menstruação, com o braço levantado, a mulher deve examinar, cuidadosamente, com as pontas dos dedos, as duas mamas. Se notar nódulos ou se houver secreção ao apertar os mamilos, deve procurar imediatamente o médico. Ele, certamente, solicitará uma mamografia.


Esses exames devem ser feitos por:

. mulheres a partir dos 18 anos ou antes, se já mantiverem relações sexuais;

. mulheres que são ou foram sexualmente ativas, inclusive as idosas (anualmente);

. mulheres que estão entrando na menopausa, que se tratam ou se trataram de câncer cervical (quatro vezes ao ano).


E aí meninas, vocês costumam fazer estes exames?

Até logo!

4 comentários:

Aryel Castelo Branco disse...

Oi flor, seu blog é muito lindo e educativo, adorei, já estou seguindo. bjok

Margarida disse...

Obrigada pelo convite. Você está de parabéns pelo blog! Gostei muito e já estou seguindo.
Achei bem informativo o seu post e muito importante o alerta para todas nós. Eu faço meus exames preventivos nas datas indicadas pela médica. Aliás, já tá na hora de marcar um consulta. ;-)
Beijos

Mayra Suelen disse...

Oi Margarida agradeço por ter aceitado o convite...espero conseguir passar tudo o que sei para vocês atravez do blog, e que bom que vc cuida da sua saúde, se vc se cuidar e ser feliz isso refletirá em tudo o que vc fizer. Super bjo e seja bem vinda.

Margarida disse...

Oi Mayra! Obrigada, um super-beijo e um ótimo final de semana. :-)

Postar um comentário

Oi, obrigada pelos comentários!
Volte sempre!