quinta-feira, agosto 25, 2011


Refluxo acontece em qualquer idade. Cuidado!

5
Hoje vamos falar de assunto muito sério e que prejudica a saúde de muitas pessoas, inclusive dos nossos pequenos bebês. O refluxo! Quem conhece uma pessoa ou já sentiu este mal, sabe do que estou falando e infelizmente sabe-se que existe uma estatística que cerca de 35 milhões de brasileiros sofrem desse mal.



Refluxo é o mal funcionamento da válvula cárdia. Nos bebês acontece pois o organismo do bebê ainda esta em processo de amadurecimento (a válvula está frouxa) então o alimento (o leite) volta do estômago para o esôfago provocando assim o refluxo. E isso pode prejudicar o bebê pois produz desconforto e irritação no bebê.


Funcionamento da válvula cárdia funciona da seguinte forma, a válvula se abre para permitir a passagem do alimento para o estômago e fecha em seguida, impedindo o seu retorno ao esôfago e a boca.

Refluxo tem um conjunto de sintomas, os principais são azia, queimação, dor, desconforto, irritação, enjoo, retorno anormal do conteúdo estomacal até o esôfago que é naturalmente ácido, e prejudica a parede do esôfago.

Para evitar o refluxo você deve ter cuidado com;
A alimentação (se você amamenta ao peito você deve cuidar da sua alimentação, pois você pode comer alimentos que prejudicam o bebê).
Segurar o bebê corretamente após a mamada, deixando-o na vertical por uns 30 minutos (não balance o bebê) mesmo que ele arrote antes dos 30 minutos, fique com ele na vertical (acontece em alguns bebês que mesmo depois de 1 hora após o arroto, ainda regurgita o leite).
Elevar a cama (colchão) para evitar o retorno do refluxo.
Colocar a criança para dormir de barriga para cima.
Nao apertar a fralda na barriguinha, fraldas apertadas fazem pressão no abdome (isso também faz o bebê regurgitar).

O refluxo é comum para os três primeiros meses de vida de um bebê, depois disto é melhor recorrer a tratamentos.

Sinais que podem ser causados pelo refluxo;
Além da queimação há também roquidão ou tosse crônica que podem ser causadas pelo refluxo.
Falta de apetite, perca de peso e choro constante.
Na criança, ainda no primeiro ano de vida, pode ocorrer um refluxo gastro-esofágico excessivo, levando à devolução da mamada, a engasgos, a choro excessivo, a sono interrompido e quando repetitivo, predispõe a infecções e distúrbios respiratórios.

Este problema nao é exclusividade das crianças, adultos também podem ter refluxo.
Em adultos a dor pode ser tão forte, que a pessoa pode achar que estar infartando pois pode sentir dor forte, suar, ficar com pressão baixa.
Os sinais de refluxo em adultos são iguais aos dos bebês, mas podem ser gerados por outras causas; a ingestão de alimentos condimentados, gordurosos, uso do fumo e álcool, mau hábito de alimentação, dormir logo após a refeição (com excesso de comida) são fatores que ocasionam e pioram os efeitos do refluxo.
O melhor a fazer é procurar um médico e fazer exames para determinar a causa do problema e, resolver o mais rápido possível, seja bem claro e específico ao relatar seus sintomas ao médico.

Se você achou este assunto interessante comente, deixe sua opnião e perguntas.

quarta-feira, agosto 10, 2011


Entrevista com Adalia Pinheiro do blog Um sonho de...

12
É isso mesmo o nome do blog da querida Daca é assim Um sonho de... aí você completa rsrs. Hoje a entrevistada de hoje é a Adalia Pinheiro ela é muito atenciosa e simpática, trocamos e-mails e ela sempre respondendo carinhosamente, amei a Adalia e amei também seu blog que já vi quase todo http://umsonhode.blogspot.com/ passa lá e conferi o bom gosto da Daca. Vamos a entrevista agora.



Mundinho do bebê: Nome e idade?
Adalia Pinheiro: Adalia Pinheiro, 32 anos.
Mundinho do bebê: 32 anos de pura simpátia né Daca! Você foi pega de surpresa com a notícia de que estava grávida ou era uma coisa que você estava buscando?
Adalia Pinheiro: Fui pega de surpresa meeeeesmo.Usava anticoncepcional oral mas, acreditamos que em função de um tratamento medicamentoso, que estava fazendo na época, por causa de um problema estomacal, aliado a algum outro componente, possa ter alterado a eficácia do meu remédio.

Mundinho do bebê: Você fez o teste de gravidez, conte um pouquinho o que aconteceu, foi muita emoção?
Adalia Pinheiro: Fiz primeiro o teste de farmácia e deu positivo, eu estava no meu trabalho quando o fiz, fiquei muito nervosa e chorei muito. Um mistura de susto e felicidade, afinal, não havia planejado a gravidez. Depois disso fui correndo no laboratório e implorei para a funcionária conseguir me dar logo a resposta, ela viu minha ansiedade e em 45 minutos veio com o envelope toda sorridente me parabenizando. Eu tremia como uma vara verde...hahahaha. Foi uma grande felicidade, mas a ficha ainda demorou a cair.
Mundinho do bebê: Este relato foi pura emoção Daca. O que durante a gravidez foi mais difícil para você?
Adalia Pinheiro: O medo de que o bebê pudesse ter alguma doença.
Mundinho do bebê: Acho que toda mãe já pensou nisso. Você amamentou? Foi difícil a pega do bebê ao peito ou foi super rápido?
Adalia Pinheiro: Amamentei até os 6 meses. Eu não produzia muito leite e as vezes precisava complementar pois meu filhote era bem esganadinho, mamava muito. A pega foi bem difícil, tive algumas rachaduras e também tive uma mastite (um processo inflamatório na mama) que precisou de tratamento medicamentoso e muita coragem para persistir na amamentação, pois eu gritava de dor toda vez que o meu anjinho ia mamar. Mas valeu a pena, faria tudo de novo com muito prazer e se pudesse amamentaria por mais tempo ainda.
Mundinho do bebê: Daca vou fazer um post sobre isso aqui no Mundinho do bebê. Conte uma situação que te levou ao desespero quando seu filho ainda era muito pequeno?
Adalia Pinheiro: Foi a primeira vez que ele foi internado no Hospital. Ele teve um infecção respiratória. Vê-lo prostrado me deixou desesperada.
Mundinho do bebê: Qual a doença mais grave que seu filho já teve e como foi o tratamento?
Adalia Pinheiro: O Otávio Augusto tem alguns probleminhas respiratórios (típicos em função do clima do Estado do Rio Grande do Sul) então, em função disso teve de ser hospitalizado duas vezes, uma com infecção respiratória e outra com um intenso broncoespasmo.
Mundinho do bebê: Seu noivo como se comportou durante a gravidez, ele era atrapalhado na hora de cuidar do bebê ou aprendeu rapidinho?
Adalia Pinheiro: Meu noivo já tem uma filha de 11 anos então, já tinha experiênca, mas, as vezes ainda assim se enrolava com alguma coisinha (como o banho por exemplo).
Mundinho do bebê: Dicas que você daria a uma mãe de primeira viajem;
Mundinho do bebê: Dica 1 em relação ao parto?
Adalia Pinheiro: Escolha sozinha o tipo de parto que for fazer. Não se deixe influenciar pelos outros. Informe-se o máximo possível e só depois decida. Todas as pessoas pensam que sabem o que é melhor para nós, mas a verdade é que só nós mesmas sabemos, verdadeiramente, o que é melhor.
Mundinho do bebê: Dica 2 em relação ao primeiro dia do bebê?
Adalia Pinheiro: Peça para as visitas irem aos poucos pois como você e o bebê estão se conhecendo é importante que vocês tenham um tempo para se entenderem. Os primeiros dias são de adaptações para mamãe e bebê
Mundinho do bebê: Dica 3 em relação ao sono da mãe?
Adalia Pinheiro: Vou falar aqui uma coisa que é totalmente contra o que diz as pesquisas científicas e, em função disso, já ouvi muitas críticas, mas, mesmo assim, vale a minha experiência. Eu coloquei o bercinho do meu pequeno ao lado da minha cama. Ele teve muita cólica e como mamava muito, tinha muita regurgitação então, foi importante tê-lo perto. Não conseguiria dormir se não fosse assim. Até hoje tenho medo de que possa acontecer algo com ele durante o sono mas sei também que isso é mais coisa da minha cabeça.Coisas de mãe zelosa!
Mundinho do bebê: Daca eu apoio sua opnião, quem sabe o melhor para seu bebê é a própria mãe, quando pequenino deve ficar perto mas depois deve ficar no seu cantinho para não atrapalhar o casal. Depois da chegada do seu baby o que aconteceu, quais foram as mudanças? E em seu corpo você sentiu uma mudança depois do parto?
Adalia Pinheiro: Nossa, minha vida é outra depois do meu filho. Tudo muda porque você passa a ver a vida sob um outro ângulo. Sei que é uma frase clichê, mas só quem é mãe entende o que eu estou dizendo. Nunca mais você será a mesma pessoa e sim uma outra bem melhor. No meu corpo não tive grandes mudanças não. Acho que fiquei mais bonita depois da gravidez. As pessoas dizem que a gravidez me fez muito bem e eu acredito, minha alma se irradiou.
Mundinho do bebê: Conte um pouco do seu trabalho e a integração de sua família a ele?
Adalia Pinheiro: Bem, no meu trabalho as coisas mudaram, pois muitas vezes tenho que me ausentar em função da saúde do meu filho, mas o inverso também já foi necessário. Trabalhava tarde e noite e meu noivo também estava ausente a noite em função da faculdade então, tivemos que contratar uma babá até que eu conseguisse alterar meu turno de trabalho. Hoje tudo está andando bem, ou como dizem, é no andar da carruagem que as melancias se ajeitam. As nossas melancias estão quase todas no lugar...hehehehe.

Mundinho do bebê: Querida Daca muito obrigada pela entrevista você foi ótima! E aí amigas gostaram da entrevista de hoje, eu amei! Quer conhecer mais a Daca faz então uma visita no blog dela.

Beijo grande! 

sexta-feira, agosto 05, 2011


Sorteio do Mundinho do bebê em parceria com a Jolen Baby

30
Olá pessoal vamos dá início há mais uma promoção aqui no Mundinho do bebê com a parceria da Jolen Baby. Você conhece a Jolen Baby?

A Jolen Baby está há 16 anos fazendo roupas para os bebês, para proporcionar conforto e bem estar aos nossos pequenos. E está doando um kit super fofo e lindo para o Mundinho do bebê sortear entre nossos amigos leitores, legal né!

Prêmios que você pode ganhar: 
 1 Kit com 3 peças (1 toalha, 1 babador e 1 mijão)
1 Pagão com 2 peças
1 Macacão

Obs: Todos os prêmios terão opção de escolha de cor pelo ganhador.
O prêmio será enviado para a casa do ganhador pela Jolen Baby.
***Resultado do sorteio dia 7 de Setembro***

Vamos as regras do sorteio

Este é o banner da promoção

Para participar do sorteio você deve seguir estas regras.

1. Seguir o Mundinho do bebê (clique nesta barrinha que está aqui na lateral do blog)
2. Curtir no Facebook a fan page da Jolen Baby

3. Ir a loja da Jolen Baby e colar o link do produto que mais gostou e colocar junto com seu comentário ao final desta postagem.

4. Divulgar o banner da promoção (pode ser no blog ou em qualquer rede social é só deixar o link para a conferência do cumprimento das regras)

5. Deixar um comentário com nome e e-mail (somente neste post) sem esquecer de cumprir todas as regras.

Então vamos lá participar da promoção.
Beijo grande!



quarta-feira, agosto 03, 2011


Entrevista com Andréa Santos do Blog Vivendo em Eva

5

Hoje a entrevistada é a Andréa primeira Amazonense que eu entrevisto aqui no blog já era chegado o tempo né. A Andréa é de Manaus, só que agora ela mora em Belo Horizonte no estado de Minas Gerais é graduada em Pedagogia e ama educação infantil, mas é com a arte que está fazendo o maior sucesso, bom vamos a nossa entrevista de hoje.

Mundinho do bebê: Nome e idade?

Andréa Santos: Me chamo Andréa Santos e tenho 35 primaveras..heheheh
Mundinho do bebê: Você foi pega de surpresa com a notícia de que estava grávida ou era uma coisa que você estava buscando?

Andréa Santos: Por incrível que pareça, nenhuma foi planejada. A primeira eu era muito novinha e apesar de já saber tudo sobre como evitar gravidez, enfim, aconteceu, mas não esperava não!
A segunda, foi um descuido, mas penso que quando descuidei, tive um pressentimento de que algo iria acontecer!!
Mundinho do bebê: Você fez o teste de gravidez, conte um pouquinho o que aconteceu, foi muita emoção?

Andréa Santos: Fiz sim...da primeira vez fiz no laboratório direitinho, minha mãe me acompanhou, me AJUDOU EM CADA MOMENTO. Ja na segunda eu fiz exame de farmácia e nele já foi constatado. Foi engraçado, que chorei muito, talvez de não acreditar, sei lá, pois eu e meu marido não estávamos num momento muito bom (finaceiro) e o choro era um desabafo, talvez perguntas, dúvidas, medo...mas graças a Deus, tudo deu certo.
Mundinho do bebê: Que bom Andréa que você contou com uma pessoa com experiência e confiável, quem melhor que uma mãe, melhor ainda a sua mãe para te ajudar e te orientar. O que durante a gravidez foi mais difícil para você?
Andréa Santos: Eu sou daquelas mulheres que sentem tudo, desde o primeiro mês..affff!! enjoo, dores de cabeça, mal estar. Fora isso, acredito que não teve algo de "anormal".
Mundinho do bebê: Você amamentou? Foi difícil a pega do bebê ao peito ou foi super rápido?
Andréa Santos: Sim, amamentei até demais...essas minhas meninas foram privilegiadas! sobre a pega ao peito não foi dificil nao. Da primeira filha tive a dificuldade não na pega, mas no amamentar, pois feriu muito e foi aquele "fuzuê", eu contava até 10 pra dar a ela, pois dói demais!! mas da segunda foi mais tranquilo
Mundinho do bebê: Conte uma situação que te levou ao desespero quando seu filho ainda era muito pequeno?
Andréa Santos: Da mais velha (Mariana), acho que foi quando ela teve principio de pneumonia, ela tinha apenas 6 meses! Da mais nova (Ana Paula), quando ela caiu de boca no asfalto(ela tinha 2 anos), teve que fazer tratamento de canal, acredita?
Mundinho do bebê: Qual a doença mais grave que seu filho já teve e como foi o tratamento?
Andréa Santos: Mariana, teve esse principio de pneumonia, e ela tomava injeções com frequência(não me recordo direito, mas sei que era uma vez do lado do bumbum e quando retornava era do doutro, ai que dó!), remédios fortes...
Ana Paula não teve nada assim de doenças graves!
Mundinho do bebê: Seu esposo como se comportou durante a gravidez, ele era atrapalhado na hora de cuidar do bebê ou aprendeu rapidinho?
Andréa Santos: Minha primeira gravidez fui mãe solteira, ja na segunda meu marido cuidava direitinho. Quando ela era muito bebê ele tinha medo de pegar, achava que ia quebrar..kkkkkk!! mas quando tomou coragem, foi muito esperto..um PAIZÃO!!
Mundinho do bebê: Sempre pensamos que o bebê é frágil que vai quebrar ao simples toque. Nada melhor que experiência para saber que os bebês tem ossos bem macios e flexiveis. Dicas que você daria a uma mãe de primeira viajem. Dica em relação ao parto?

Andréa Santos: Ter muita calma, apesar de dificil, mas acredito que a tranquilidade nesse momento faz com que as coisas fluam melhor.
Mundinho do bebê: Dica em relação ao primeiro dia do bebê?

Andréa Santos: Pergunta dificil! acredito que devam ficar atentas a cada momento, pois é o primeiro dia para você começar a conhecer como sera a rotina do seu bebê!
Mundinho do bebê: Dica em relação ao sono da mãe?

Andréa Santos: Isso é fato - não dormir tranquilamente - Um conselho, colocar o bercinho o mais proximo de onde você dorme, assim você pode dormir mais tranquila sabendo que ele esta pertinho de você!
Mundinho do bebê: Depois da chegada do seu baby o que aconteceu, quais foram as mudanças? E em seu corpo você sentiu uma mudança depois do parto?

Andréa Santos: Muda muita coisa sim!! a rotina, as conversas, alimentação e claro o corpo é o que mais muda, transforma..hehehe. Sou magra e ficava mais magra ainda. Somente depois de 1 ano e meio é que volto a ganhar o corpo de antes. Mas tudo relaxa,sei lá...pra quem tem condições de se manter em uma academia é muito bom, mas quem não tem, como eu, na época, tem que pedir muito pro tempo ser bem bacana com você..kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Mundinho do bebê: Conte um pouco do seu trabalho e a integração de sua família a ele?
Andréa Santos: Hoje, apesar de estar formada(pedagogia), trabalho como artesã. Ministro cursos, oficinas, e claro trabalho na confecçao das minhas peças em e.v.a. Tenho um blog, o qual que proporciona muitas encomendas e tambem me ajuda a ter um contato muito grande com uma diversidade de pessoas, as quais dessas muitas ja conheci e outras so pela internet, e digo que são pessoas que me ajudam muito!
Minha família me apóia muito, mas ainda não me ajudam no sentido de "por a mão na massa".Meu marido é o que mais me salvou de alguns apertos de entrega! Ana Paula (8 anos), me ajuda somente na modelagem de cabecinhas de bonecas, ela faz direitinho e quando vejo ela muito ansiosa por aqui eu a chamo, e a Mariana (17anos) só com muitos pedidos, pois ela não gosta muito não!
Mundinho do bebê: Obrigada Andréia pela entrevista e por nos contar um pouquinho de você e da sua história, foi muito legal conhecer você e sua família um beijo grande e seja sempre bem vinda ao Mundinho do bebê. 

Está foi a entrevista de hoje, com a Andréa Santos que é uma super artesã, ela tem um blog Vivendo em Eva e faz coisas super fofas. Convido a todas as amigas do Mundinho do bebê a dar uma passadinha lá e ver as criações da Andréia. Espero que tenham gostado desta entrevista. Até logo.